Vantagens e Desvantagens (de estudar no exterior)

Aos 16 anos tive uma oportunidade de viajar para os EUA, a princípio apenas uma viagem de escola, mas que todos diziam que seria uma grande chance para que de alguma forma eu aprimorasse o meu inglês.

 

comedia

 

Todo tempo estive com um grupo de jovens brasileiros e quando estávamos juntos as conversas eram sempre em português. Praticar o inglês em si era raro, tínhamos apenas os momentos em que era preciso conversar com alguém para comprar algo (salvo que muitos estabelecimentos tinham brasileiros atendendo, nós brasileiros estamos em todo lugar).

 

Pude passar alguns dias em uma Boarding School, que é basicamente um Internato, os alunos moram e estudam no campus e têm todas as suas atividades sendo feitas no mesmo local. Alimentação, esportes e o convívio social com pessoas de diversos estados e países diferentes.

hanna
Hanna Lelis in the US.

 

Nessa escola, meu aprendizado foi maior, pois havia o contato com falantes nativos do inglês, que conversando comigo podiam me corrigir e me ajudar. As aulas que pude estar assistindo, me trouxeram um contato maior com a língua. Mas quais seriam então as desvantagens?

 

Atualmente, tenho conversado com muitas pessoas que vão e vem de intercâmbios e experiências no exterior e a partir de relatos, então, pude perceber qual é o segredo para que sua experiência seja extremamente  proveitosa!

 

Fazer uma viagem em grupo, com muitos brasileiros é realmente algo gostoso e que trará boas lembranças depois, mas se o seu foco é melhorar o seu inglês ou aprender, de nada adiantará, uma experiência em grupo não vai tornar mais completo o seu aprendizado. Você não estará conversando apenas em inglês, pensando apenas em inglês e tendo que resolver todos os seus problemas em inglês! E é esse desafio que traria o aprendizado, é não ter opção além de aprender, porque só pelo esforço que você irá conseguir adquirir, não só o inglês, mas qualquer outra língua que esteja decidido a aprender.

 

Note que ao contrário das pessoas que querem viajar em grupo, eu pude conversar com pessoas que decidiram fazer uma viagem para um lugar onde poucos brasileiros costumam a ir, e foram sozinhos, evitando ao máximo a proximidade com falantes do português.

 

A diferença de um grupo para o outro foi gritante em minha análise, tanto na experiência quanto na dificuldade em si, como principalmente no aprendizado da segunda língua, o qual foi muito maior e completo para aqueles que se dispuseram a aceitar o desafio de uma experiência individual.

 

Antes de tudo você deve avaliar os seus objetivos e oportunidades para esse aprendizado no exterior, mas lembrando que qualquer experiência trás uma bagagem enorme pro resto da vida, deve-se então saber qual é o nível de dificuldade que queres.

14936956_1276327595740104_1105226645_n
Prof. Hanna Lelis

 

THIAGOCALMONENGLISH.COM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *