Pronouns – Pronomes Pessoais (port)

Pronouns - Pronomes Pessoais.

Gostaria de falar sobre um tema muito simples: Pronomes. Pronomes são um elemento importantíssimo de qualquer gramática, este tema é parecido com o que nós já conhecemos, mas é grandioso salientar que existem diferenças visíveis entre os pronomes em inglês e em português.

Primeiramente, devemos estudar os pronomes pessoais. Uma brincadeira que costumo a fazer tem estado relacionada ao nome pronome em si. O prefixo “pro” lembra-me de um profissional. Logo, relaciono um pronome a um nome profissional, pois este substitui o nome. É um “pro” nome.

Quanto aos pronomes pessoais vamos focar em alguns personagens, o “you” e o “it”. O “you” é um pronome que pode estar tanto no singular quanto no plural, de fato, isto depende exclusivamente do contexto da frase. O verbo também sempre será conjugado como se estivesse no plural, mesmo estando no singular. e.g. You are Mr. Smith. (Você é o Senhor Smith).

Quanto ao “it” é importante considerar a amplitude de sua possiblidade de uso. Afinal, quase tudo é “it” no inglês. Este é o gênero neutro, que nós não costumamos a utilizar no Português. Uma dica que eu tenho é a seguinte: Relacione o “it” a tudo que não é nem um homem, nem uma mulher. Logo, qualquer pessoa deve ser “he” ou “she”, e todos o demais, se estiverem no singular é “it”. Portanto, podemos listar como exemplos de aplicação direta do “it”, as coisas, os animais, uma fala, uma ideia, um conceito, os fenômenos da natureza, etc.

Além das considerações iniciais, também salientarei o uso dos pronomes, “you”, “they”, “we” e “one”, para falar de qualquer pessoa no geral. Quando não nos referimos a uma pessoa em especial, mas as pessoas no coletivo. Nós temos que observar que também fazemos isso no português. A diferença é que não utilizamos o “one”, que é um pronome especialíssimo ao referir-se a uma pessoa no geral. Um excelente exemplo está no filme “Matrix”, onde o personagem principal é sempre chamado de “the one”, ou seja, aquele que todos esperavam e que poderia ser qualquer um.

Abaixo, vejam uma lista dos pronomes pessoais e pensem em suas aplicações. No direito, ou no inglês, e em qualquer área das humanas, devemos ponderar sempre na linguagem em todos os seus elementos, e dominar a utilização dos elementos mais básicos, é sempre um grande diferencial.

I - 1st person singular.
you - 2nd person singular.
he - 3rd person singular.
she - 3rd person singular.
it - 3rd person singular.
one - 3rd person singular.
we - 1st person plural.
you - 2nd person plural.
they - 3rd person plural.

Abraços a todos,

Thiago Gomes Calmon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *