Transcript
O Present Continuous, além de apresentar importantíssimas funções no Inglês, também é conhecido por ser um grande contraste em relação ao Simple Present. Como foi explicado na última vídeo aula, o Simple Present trabalha fatos sem considerar a duração dos fatos; aliás, expressa ações subjetivamente atemporais. Como contraste, o Present Continuous expressa ações continuas, progressivas, determinando seu tempo e duração.
A maneira mais simples de explicar o Present Continuous é através de um desenho, como demonstrado abaixo.
.---------------->/
A ação começa em um ponto específico no tempo, continua durante um certo tempo e chega ao seu fim.
Isso quer dizer que a ação possui tempo de duração. Vejam um exemplo do que isso pode implicar.
Qual seria a resposta da pergunta. “Are you loving your mother?” Não seria natural responder: “Yes, I am loving my mother.” A resposta é não! Não podemos dizer que estamos amando a nossa mãe. Na realidade, isto é um fato e não uma ação temporária que chegará ao seu fim em um tempo determinado. Portanto, a melhor e mais formal resposta para tal questionamento é “I am not loving my mother, but I love my mother.”
Vejam bem, fatos eternos estarão sempre no Simple, logo, deveremos construir uma resposta negativa quanto a possibilidade de construção relativa no Continuos Aspect. No caso descrito, devemos construir uma frase bem estruturada no Simple, realmente revelando, com qualidade, o nosso amor pela nossa mãe, ou qualquer amor, visto amor ser um verbo de Estado.
O Present Continuous trabalha especialmente 3 situações:
- Expressa ações que estão acontecendo neste exato momento. Esta é a característica principal do Present Continuous. Tudo que está acontecendo no momento da fala deve estar no Present Continuous. E.g. I am studying English.
- Expressa ações que estão acontecendo por um determinado período de tempo, mas não exatamente no momento da fala, ou não exatamente neste momento. E.g. We are studying for a very difficult test on Monday.
- Expressa ações futuras, sendo altíssima a probabilidade de execução da ação devido a planejamento prévio e atitudes tomadas em relação ao fato por acontecer. E.g. We are traveling to London this Summer.
Entender que o Present Continuous expressa fatos que estão acontecendo nesse exato momento não é tão difícil. É só imaginar qualquer coisa que está acontecendo agora e falar utilizando a estrutura do Present Continuous. No entanto, expressar uma ação que começou no passado, recente ou não, que está acontecendo, mas não exatamente agora, e continuará por um período e chegará ao fim, não é tão simples. Mas posso citar alguns exemplos abaixo para a análise.
E.g.
I am reading a very interesting book.
We are trying to get into the public university.
They are planning to start a company.
I am researching, It will be ready soon.
Tais ações também podem ser expressas no Present Perfect e no Present Perfect Continuous, entretanto, isso é matéria para outra aula.
Em relação ao Futuro, devemos prestar atenção na principal informação relativa ao tema: O Present Continuous expressa o futuro em ações planejadas, fatos que irão acontecer. É claro que ninguém pode prever um futuro, mas se você marcou uma consulta com seu dentista para amanhã não me parece altamente provável que isso irá acontecer? Sim. Na realidade o planejamento é a chave e não a probabilidade. Se você já tomou atitudes relativas ao seu futuro, já houve execução, ou seja, tal fato já está em movimento. Vejam mais uma vez o desenho. .-------------->/ A ação já começou, só não chegou no seu momento ainda, e terminará.
Podemos traduzir contextualmente as duas frases abaixo para ainda maior compreensão:
I am traveling to Japan next year.
I will travel to Japan next year.
Na primeira, está implícita a informação de que muito já foi planejado em relação a viagem, como a compra da passagem, a reserva do hotel, o visto, etc. E na segunda podemos somente entender que desejamos muito ir ao Japão e que devemos tomar atitudes em relação a isso. A primeira é certa, e a segunda incerta.
Analisando, por fim, o tema, podemos então compreender sua teoria com habilidade. Entendemos que o Present Continuous trabalha ações que começam, continuam e terminam; trabalha ações que já começaram a acontecer, estão acontecendo, mas não necessariamente nesse exato momento; e ações que irão provavelmente acontecer e que já tomamos atitudes em relação a elas. Logo, dentro do que já foi estudado, devemos continuar a aprender através da analise estrutural do tempo verbal e de inúmeros exemplos e prática, além do contraste com o Present Simple.
Present Continuous – Structure – Positive Form
O Present Continuous utiliza-se do verbo “to be” e do “Gerund” (verbo com ing) para a construção de suas frases.
Subject + to be + verb (ing) + complement.
E.g.
I am working a lot.
We are doing our best.
The solicitor is researching cases.
Present Continuous – Structure – Interrogative Form
Quando na forma interrogativa o “to be” pula para frente.
To be + subject + verb (ing) + complement + ?
E.g.
Are you going to my mother's?
Is she thinking about me?
Are we having an English class?
Present Continuous – Structure – Negative Form
Quando na negativa o not aparece logo após o verbo “to be”.
Subject + to be + not + verb (ing) + complement.
E.g.
I am not doing this.
I am not eating bacon, it was a medical order.
We are not leaving the house, it is too cold.
Present Continuous – Structure – WH Questions
Quando utilizarmos um pronome interrogativo, assim como no Present Simple, este virá sempre no começo da frase.
WH (Interrogative Pronoun) + to be + subject + verb + complement + ?
E.g.
Where are you going tomorrow?
Who are you seeing?
What are you doing right now?
Concluindo com algumas observações, além de toda a esfera estrutural devemos trabalhar a construção dos verbos no gerúndio, com o “ing” e analisarmos suas variações. Além disso, também devemos observar que verbos de estado não devem ser utilizados no Present Continuous pois sua aplicação remete-se ao Simple. Disporemos tais verbos em uma lista a parte.
Abraços para todos e tenham um boa pesquisa.
Thiago Gomes Calmon