Paralegal é um profissional que pode exercer todas as atividades inerentes a um estagiário de advocacia. No Brasil, a profissão de paralegal ainda não está regulamentada, apesar de haver projetos legislativos nesse sentido.
O paralegal irá ajudar advogados exercer a advocacia de forma mais eficiente e produtiva, fornecendo e auxiliaando o advogado na(s):
- Entrevistas com clientes;
- Organização Processual;
- Pesquisa Jurídica;
- Produção de Prova;
- Divórcios;
- Pedidos de custódia;
- Serviços de imigração;
- Entrevistando testemunhas; etc
Como paralegal, ele pode trabalhar em: Escritórios de Advocacia, Sistemas de Tribunais, Empresas de Seguros, Bancos e Imobiliárias.
Paralegal nos EUA é uma profissão, apesar dos paralegals não poderem ter seus próprios clientes, pois as prerrogativas do cargo os impedem de analisar, avaliar fatos e combiná-los com as leis. Porém, ele é aquele que está sempre atrás do advogado, elaborando petições, auxiliando em quaisquer serviços, mantendo contato com os clientes e muitas outras funções.

O Paralegal atua nos principais países Common Law como os Estados Unidos, o Canadá e a Inglaterra. Nos Estados Unidos, o paralegal irá trabalhar sob a supervisão de um advogado. Em síntese, são essas as funções. Ele é alguém que, mesmo não sendo advogado, auxilia e assessora; realizando funções paralelas, porém de grande importância para o sucesso de um escritório de advocacia.
De fato, eles não podem exercer atividades típicas de um advogado, como consultoria jurídica ou peticionar junto aos tribunais.
Por mais que pareça que isso seja função de um estagiário, os paralegals conseguem alcançar um excelente nível em cargos corporativos e também conseguem ter bons salários no mercado. Como em todas as profissões, irá depender da sua experiência. Os salários iniciais são mais baixos, entre $2,500 à $3,500.
Para quem quer trabalhar com o direito aqui nos Estados Unidos e não sabe como, ser um paralegal é uma ótima opção.
Para atuar na no direto nos EUA existem também outras opções, as quais estaremos comentando nos próximos posts, porém ser um paralegal, com certeza, é a primeira opção a ser avaliada e estudada.
Não podemos deixar de lembrar que o inglês deve estar excelente, principalmente a escrita, não só para o trabalho de um paralegal mas também para quaisquer atividades a serem exercídas em território americano. Aprender bem o inglês será sempre o primeiro e o passo mais importante.
Ótimo artigo. Qual é seu Instagram?