O Medo do Leão

Poderia ser um conto ou uma fábula para crianças mas no fundo é a mais cristalina verdade: seja pessoa física ou pessoa jurídica, ambas têm medo leão! Nosso sistema tributário é complexo e em comparação a outras funcionalidades públicas a mais eficaz.

Pagamos tributos todos os dias - seja na luz, no eletrodoméstico novo, na herança recebida, sobre nosso imóvel ou carro, sempre tem um tributo. Se for empresa, essa lista aumenta, e é tão grande que o sistema brasileiro criou o Simples Nacional que unifica a cobrança de 8 (oito) impostos em uma única guia (entretanto isso não significa simplicidade e rápido entendimento, são mais de 5 tabelas, com mais de 20 parágrafos cada...).

E diante desse cenário é impossível não ficar com medo: uma complexidade de tributos, regras, isenções, imunidades e interpretações que, se discordadas do Fisco, implicam em multa, sonegação e até processo criminal. Mas devemos nos lembrar que só temos medo do desconhecido e por isso devemos estar aliados com profissionais que possam nos ajudar e buscar caminhos para evitar problema com o leão.

Por isso, ao buscar esses profissionais você pode ter um planejamento tributário adequado, possibilitando identificar erros fiscais e reduzir chances de autuação. Além disso, é possível reduzir a carga tributária, afinal, será esclarecido o que realmente deve ser pago, colaborando na redução de custos com os mais diversos tributos (impostos, taxas e contribuições). Apesar do medo não se esqueça: é apenas um leão, não um bicho de sete-cabeças!

 

Dra. Samanta Calegari

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *