Apresentamos uma nova parceria entre o Instituto de Inglês Jurídico Thiago Calmon e o Studio Estratégia, um grupo de pesquisadores que promove conhecimento ao público empresário, centrado em inovação e desenvolvimento.
Tanto o Instituto de Inglês Jurídico quanto o Studio Estratégia possuem a visão de transmitir conhecimento de maneira simples, fugindo da linguagem exclusiva ao direito passando o mesmo conteúdo claramente para todos e altamente qualitativa.
O objetivo do Studio Estratégia é o desenvolvimento profissional e empresarial de seus ouvintes, e sabendo da necessidade de uma operação internacional, procurou no Instituto de Inglês Jurídico um grande parceiro.
Para brindarmos essa nova fase de difusão de conhecimento e parceria, o Instituto convidou a Dra. Roberta Volpato Hanoff, CEO do Studio Estratégia, para uma pequena entrevista, nos iluminando com palavras sobre o empreendedorismo jurídico e da importância do inglês jurídico.

1 - Dra. Roberta, qual é a diferença entre empreender hoje e desenvolver a advocacia como negócio no passado? O que te levou a criar o Studio Estratégia?
Vejo que hoje a tecnologia mudou muito a percepção dos advogados acerca desse assunto, principalmente da nova geração de profissionais do mercado. Você consegue trabalhar sua autoridade em uma determinada expertise para pessoas fora de sua network, através da internet - que é onde as pessoas que precisam de você estão.
Hoje, temos a missão de conquistar o cliente com base na autoridade e no conhecimento jurídico, fugindo do nicho tradicional de relacionamentos interpessoais. O empreendedorismo hoje está vinculado, portanto, à tecnologia, à inovação e à demonstração de conhecimento.
Nesse sentido, o Studio, visando educar e gerar engajamento, é uma forma diferente de se comunicar juridicamente. Somos um grupo de profissionais de qualidade, trabalhando de forma multidisciplinar e falando na linguagem nativa do público que realmente precisa de nós. Não temos a necessidade de ensinarmos nossos colegas juristas, mas, sim, de demonstrar como o Direito pode ajudar as empresas, falando numa linguagem acessível, que qualquer um possa compreender e aprender.

2 - O objetivo do Studio Estratégia é inovar. Você tem visto essa inovação como fator determinante para o seus clientes, principalmente na captação e estruturação de novos negócios?
Sim. Vejo porque hoje em dia o empreendedorismo como um todo está diferente.
O que eu percebo quando eu meço o desempenho do Studio é o engajamento. Sempre recebemos emails das pessoas elogiando os textos e se identificando com o nosso conteúdo. Acaba, então, sendo inovador porque a importância do trabalho do advogado começa a fazer mais sentido, como um vetor de aprimoramento no processo de gestão das empresas.
Você fala tanto a linguagem da vida real que você acaba agregando valor ao negócio de nossos clientes.
3 - E onde o inglês, em especial o Inglês Jurídico, entrou na pauta de desenvolvimento do Studio? De repente ele se tornou importante?
Não foi de repente. O Studio tem duas vertentes de atuação muito fortes. Uma é a inovação - e a gestão da inovação, como a propriedade intelectual, as novas tecnologias, start ups e o novo empreendedorismo - A outra vertente a da regulação, do compliance.
Ambas têm vital importância quando a gente fala de escalonamento de empresas rumo ao mercado internacional ou a inserção dos negócios nas cadeias globais de valor.
Se o nosso papel é desenvolver e aprimorar os processos de gestão das empresas e capacitar os empreendedores, o inglês jurídico faz todo o sentido. Isto porque o empreendedor, independente dele ser um novo empreendedor ou não, precisa falar a linguagem internacional.
O Inglês Jurídico tem um valor excepcional em relação a documentação, a rastreabilidade dos negócios e dos processos de gestão, a comunicação entre as partes, a composição dos acordos e o equilíbrio de interesses no momento de uma tratativa.
As relações com outros mercados nos obriga a seguir padrões internacionais.

4 - Que resultado você espera da nova parceria com o Instituto de Inglês Jurídico, o que acha que poderá gerar e aonde quer chegar?
O resultado que eu espero é uma formação holística.
O Studio é desde a concepção um projeto multidisciplinar e o inglês jurídico é muito bem vindo nesse aspecto. Iremos propor uma capacitação mais completa.
O inglês jurídico irá gerar valor agregado aos negócios. O que abrirá as perspectivas de crescimento. Quando agente fala do empreendedorismo na tecnologia isso ainda é mais evidente. Precisamos pensar em novos mercados. Ao conversar com novos mercados precisamos negociar nossos ativos em igualdade de condições.
É uma parceria ousada, mas nem tanto. Ousada para quem milita em um modelo de advocacia mais antigo, mas, quando você para e analisa o mercado de verdade, e as suas necessidades, a parceria faz todo o sentido. Espero que possamos aumentar a competitividade dos negócios brasileiros frente ao mercado internacional.
Instituto de Inglês Jurídico - Thiago Calmon English