Caríssimos,
Devemos nos habituar a linguagem contratual em inglês. Felizmente, tal linguagem é sistêmica e padronizada. Ao longo da minha carreira trabalhando com tais contratos, analisando suas características e entendendo sua linguagem, percebi que a dificuldade está diretamente relacionada a falta de contato com a linguagem.
A pergunta é... O que podemos fazer para nos habituar com a linguagem e tranquilamente trabalhar com contratos internacionais?

A importância desse conhecimento está no interesse de toda advocacia atuar junto a empresas multinacionais. Podendo negociar e contratar em inglês e operando como um ator relevante ao cenário internacional.
Como está o seu inglês? Não adianta imaginar que poderá atuar com qualidade se seu esforço não estiver voltado a competência linguística e ao desenvolvimento do inglês jurídico. Área que demanda constância e alta dedicação. Além disso, poderemos aprender muito sobre a linguagem dos Contratos Internacionais se estudarmos através da análise de casos, da análise de variados contratos, e da aplicação de metodologias ativas para o despertar do conhecimento.

Hoje, através de Cursos a distância, temos acesso inestimável a produção sem sair de casa. Podemos comprar livros em inglês por menos de 10 dólares e fazer um simples download. E podemos trabalhar tanto o inglês jurídico quanto a linguagem contratual, entendendo que, todo conhecimento, parte de uma técnica progressiva de aprendizado. Primeiro buscamos nos aperfeiçoar, cursamos cursos complementares, e iniciamos uma excelente pesquisa.
O aprendizado nunca acaba, no entanto, ele se torna fundamentado quando através de uma abordagem cíclica e constante, alcançamos a prática e o desenvolvimento.
Os pontos principais de um desenvolvimento pessoal cíclico são:
. Constante leitura bibliográfica.
. Mentoria - Aprender com um professor, seja em grupo ou através de aulas particulares.
. Cursar Cursos Online sobre o tema de Contratos Internacionais.
. Desenvolvimento gramatical incessante.
. Participação de eventos relativos a área.
. Buscar atuar na área.
Se os pontos listados acima forem uma realidade na vida do estudante de Inglês Jurídico e de Contratos Internacionais, acredito que será altíssima a probabilidade de sucesso! E é o que desejo a todos os leitores.
Abraços,
Thiago Calmon